ANTAQ participa do evento Diálogos Hidroviáveis na CNA

O diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, participou, nesta terça-feira (21), do evento Diálogos Hidroviáveis, no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Tokarski debateu o tema “A importância do Arco Norte na Competitividade da Exportação Agropecuária”. O painel contou com a participação do diretor-executivo do Movimento Pró- Logística do Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, do vice-presidente e diretor da CNA, Mário Antônio Pereira Borba, e do diretor de Navegação do Grupo Amaggi, Jorge Zanatta.

Para Tokarski, “a iniciativa privada investiu e investe nas estações de transbordo de carga, principalmente, no Rio Tapajós e no Rio Madeira. No entanto, precisaremos de mais portos de recepção de carga, pois a produção vem crescendo. É necessário ofertar uma área portuária maior para receber essa produção”.

O diretor-geral destacou que na quinta-feira (23) haverá leilão para arrendamento à iniciativa privada de duas áreas e infraestruturas públicas para movimentação e armazenagem de granéis líquidos (STM04 e STM05), no Porto Organizado de Santarém, no Pará. Os dois certames serão realizados na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo (SP). Os investimentos nos dois terminais somam R$ 29,8 milhões e deverão ser aplicados na ampliação dos tanques de armazenamento (gasolina, diesel e etanol), atendimento a requisitos de segurança e prestação de serviço adequado. “Isso é uma boa notícia para a região e para o país. Estamos retomando o processo de arrendamentos portuários em alto nível”, ressaltou Tokarski, afirmando que há interessados para as duas áreas.

O evento segue até 23 de março. Amanhã (22), a programação acontecerá no Auditório da ANTT. Na quinta-feira (23), o evento terá prosseguimento no Auditório do TCU. O Diálogos Hidroviáveis trata-se de um programa de integração permanente de iniciativas para o desenvolvimento sustentável das hidrovias brasileiras.