ANTAQ participa de reunião do Grupo de Trabalho do Transporte Marítimo do Mercosul

O diretor-geral da ANTAQ (C), durante reunião do SGT nº 5 – Foto: ASC/ANTAQ
As delegações dos quatro países do Bloco apresentaram propostas para tratamento de slots, space chapters e contêineres vazios

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, integrou a delegação brasileira na XXVI Reunião da Comissão de Especialistas de Transporte Marítimo do Mercosul, que aconteceu ontem (31), em Buenos Aires, na Argentina.

Durante a reunião do SGT nº 5, os representantes das delegações da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai apresentaram propostas para o tratamento de slots, space chapters e contêineres vazios dentro do projeto do Acordo do Transporte Marítimo de Carga.

Também foi discutida a solicitação do governo da Bolívia para acesso ao transporte marítimo através da hidrovia. É intenção do SGT nº 5 facilitar o transporte de cargas bolivianas pelo Oceano Atlântico.

As delegações do bloco decidiram ainda excluir a navegação interior da negociação entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

Entre os observadores brasileiros do setor aquaviário presentes à reunião, representantes da Aliança Navegação, ADM Continental, Posidonia Shipping, Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTAA, Flumar, Norsul e Sindicato das Empresas de Navegação Marítima – Syndarma.