Autoridades participam da abertura do 1º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia

Autoridades durante a mesa de abertura: em defesa da preservação dos rios. Foto: ASC/ANTAQ.
Evento acontece em Santarém

Aconteceu, nesta quinta-feira (27), em Santarém, a abertura do 1º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia. O evento é organizado pela ANTAQ, em parceria com a Companhia Docas do Pará, a prefeitura e a Fundação Esperança, além disso, faz parte a primeira ação do “Projeto de Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros da Navegação Interior na Região Amazônica”.

Durante a abertura do evento, foi lançada a campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”. Foi assinada, ainda, a Carta de Santarém pelo diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, e pelo prefeito Nélio Aguiar.

Para Tokarski, a ANTAQ sempre vem trabalhando para a sustentabilidade da Região Amazônica. “Precisamos conscientizar o usuário. Precisamos ter os coletores adequados e a reciclagem, transformando o resíduo em valor. A conscientização tem de ser de todos, e a ANTAQ é mais uma parceira.

“A intenção da ANTAQ é contribuir para a conscientização da população, é dar o exemplo. É fundamental que os resíduos sejam descartados adequadamente, impedindo a propagação de doenças e mau cheiro, além desse lixo ser matéria para reciclagem. Essa melhoria no descarte de resíduos vem com ações práticas e rotineiras como essa que a Agência está realizando em Santarém”, destacou o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, destacando que a Agência é apenas uma peça nesse contexto.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, destacou o evento. Afirmou que a iniciativa da ANTAQ contribuirá com a educação ambiental do município. “Precisamos conscientizar o cidadão para que descarte seu resíduo no lugar adequado. A consciência ambiental é um desafio. Nós utilizamos ainda muitos produtos descartáveis. Devemos reduzir essa utilização. A conscientização ambiental deve acontecer desde criança. Esse projeto tem de ser abraçado pela sociedade e a sociedade já tem maturidade para preservar nossos rios. Agradecemos a ANTAQ por iniciar essa ação com a nossa cidade”, disse.

Para Vicente Ferreira Sales, administrador do porto de Santarém, é fundamental que essa ação alcance toda a Região Amazônica. “Devemos acabar com a contaminação dos nossos rios. Espero que esse projeto seja um primeiro passo para manter os nossos rios limpos.”

O diretor do Instituto Esperança, Juarez Souza, afirmou que a instituição sempre será parceira de ações que visem desenvolver a Região Amazônica. “Uma de nossas funções é apoiar projetos que possam contribuir para a sustentabilidade de nossa região.”

Temas

O evento contará com quatro blocos, quando serão discutidos diversos temas, entre eles a sustentabilidade da navegação interior; gestão ambiental no transporte aquaviário; responsabilidade socioambiental da cidade de Santarém; boas práticas sanitárias nas embarcações; turismo sustentável; educação ambiental.