Ação da ANTAQ distribui copos sustentáveis na orla de Santarém

Atividade faz parte do “Projeto de Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros da Navegação Interior na Região Amazônica”

José Seade (D) achou importante a iniciativa da Agência em distribuir os copos. Fotos: ASC/ANTAQ.

 “Vou pedir que meus tripulantes guardem esse copo como eles guardam a escova de dente”, disse José Cardoso Seade, 66 anos, proprietário da embarcação Seamar IV, que recebeu um copo sustentável nesta sexta-feira (28) na orla do Rio Tapajós, em Santarém. A distribuição de copos sustentáveis foi uma das ações realizadas pelos servidores da ANTAQ e por funcionários da Companhia Docas do Pará e fez parte do “Projeto de Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros da Navegação Interior na Região Amazônica”, ação que a Agência está desenvolvendo no município paraense, em parceria com a prefeitura, a CDP e a Fundação Esperança.

Seade conta que sua embarcação faz a linha Santarém-Macapá e Macapá-Santarém, viagens que duram aproximadamente 30 horas. “Nesses trajetos, são utilizados cerca de quatro mil copos descartáveis”, contou o proprietário da embarcação. “Meus 18 tripulantes vão receber um copo desse. Achei a ideia fantástica, pois contribui para a diminuição de lixo e para a preservação do nosso meio ambiente e dos nossos rios”, afirmou Seade.

A orientadora pedagógica, Stefane Lima, 26 anos, também recebeu o copo sustentável. Ela mora e trabalha em Monte Alegre (PA). “Acredito que a ideia da distribuição desses copos é muito relevante. Em minha escola, nós já conscientizamos os alunos a trazerem suas canecas para diminuir o uso de copos descartáveis”, disse Stefane, informando que tem 500 alunos. “Se pensarmos bem, em meia hora apenas, já se desperdiçam muitos copos descartáveis.”

Os servidores da ANTAQ e os colaboradores da CDP iniciaram a entrega dos copos a partir das 9h na Praça Tiradentes e se dirigiram para orla, quando realizaram a ação de educação ambiental junto aos passageiros e aos proprietários de embarcações. Nos três dias do “Projeto de Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros da Navegação Interior na Região Amazônica”, que se iniciou no dia 27 e seguirá até 29 de julho, serão distribuídos 4.200 copos e 2.100 kits, com sacola sustentável, orientações sobre coleta seletiva e sobre os direitos e deveres dos usuários de embarcações.

Para Marcos Garbe, técnico em Regulação, que está lotado no Posto Avançado de Santarém da ANTAQ, “a ação é relevante, pois visa à redução do uso do copo descartável. Isso contribuirá com a conscientização do cidadão, que saberá mais sobre a importância da sustentabilidade”.

Os diretores da ANTAQ, Adalberto Tokarski e Mário Povia, também participaram da ação na Praça Tiradentes. “É um trabalho de conscientização que estamos fazendo aqui, e isso está relacionado também à prestação de serviço adequado que cobramos dos proprietários de embarcação”, afirmou Tokarski, ressaltando que a Agência, a prefeitura e a CDP devem ser parceiras nesse processo de conscientização ambiental. Para Povia, a ANTAQ está fazendo sua parte, visto que “a questão do meio ambiente deve envolver todos os órgãos”.

A ação contou também com a parceria do Sest/Senat, que montou um estande na Praça Tiradentes, onde as cidadãs e os cidadãos receberam informações odontológicas, psicológicas, fisioterápicas, nutricionais, além de terem sua pressão arterial aferida.