ANTAQ divulga “Estatística Aquaviária” do primeiro semestre no ENAEX

Estatísticas contemplam os portos organizados, terminais de uso privado, instalações portuárias, tipos de navegação, os perfis e volumes de cargas movimentadas no país

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ irá divulgar a Estatística Aquaviária Nacional, referente ao primeiro semestre de 2017, no segundo dia do Encontro Nacional de Comércio Exterior – ENAEX, que acontece em 9 e 10 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro (RJ).

A apresentação da Estatística Aquaviária será feita pelo diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, durante sua palestra no painel “Portos, Transportes e Logística: Contribuição para redução de custos e a retomada do Crescimento”. Serão apresentadas estatísticas sobre os portos organizados, terminais de uso privado, instalações portuárias, tipos de navegação, os perfis e volumes de cargas movimentadas no país.

Além das estatísticas nacionais, haverá também apresentação dos dados segregados por instalações portuárias pelas autoridades portuárias de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Suape (PE), Rio Grande (RS) e dos portos do Espírito Santo, que farão uma abordagem sobre os aspectos positivos e negativos, as ações para melhoria e as oportunidades de investimento.

Em 15 de fevereiro último, a ANTAQ divulgou as estatísticas aquaviárias referentes ao ano passado, por ocasião de encontro que reuniu o empresariado nacional, na sede da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Desta vez as estatísticas do primeiro semestre de 2017 serão apresentadas no mais importante encontro de comércio exterior do país, realizado anualmente na cidade do Rio de Janeiro.

“As estatísticas produzidas pela ANTAQ são referência nacional e internacional e sua divulgação em eventos dessa importância traz uma visibilidade muito grande acerca do desempenho do setor aquaviário, colocando diretamente a serviço do empresariado e do governo dados e informações que auxiliam a tomada de decisões e investimentos e contribuem para formulação de políticas públicas sustentáveis para o segmento”, aponta Adalberto Tokarski.

Acesse a Apresentação das Estatísticas Aquaviárias do 1° Semestre de 2017

Serviço

EVENTO – Estatística Aquaviária Nacional – 1º Semestre de 2017 e Logística no Encontro Nacional de Comércio Exterior – ENAEX

Data: 10/08/2017

Local: Centro de Convenções Sul América – Rio de Janeiro – RJ

MANHÃ – 10h30 – Pronunciamento do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa

11h – Apresentação da Estatística Aquaviária Nacional – diretor-geral da ANTAQ– Adalberto Tokarski

11h40 – Logística dos Correios

12h – Encerramento da parte da manhã

TARDE – Apresentação da Estatística Segregada dos Portos

16h – Porto de Santos – José Alex Botelho de Oliva – presidente da Codesp

16h20 – Companhia Docas do Rio de Janeiro – Tarcísio Tomazoni – presidente da CDRJ

16h40 – Porto de Suape – Marcos Baptista – presidente do Porto de Suape

17h – Porto de Rio Grande – Janir Branco – diretor-superintendente da SUPRG

17h20 – CODESA – Luís Claudio Montenegro – diretor-presidente da CODESA

17h40 –   Debate e comentários finais