ANTAQ realiza encontro sobre o Sistema de Desempenho Portuário

O encontro aconteceu no Porto do Itaqui, em São Luís, e reuniu  representantes de 15 portos organizados brasileiros
Representantes da ANTAQ e de portos organizados participam do encontro, no Maranhão. Fotos: Divulgação/EMAP

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou nos dias 10 e 11 últimos o 26º Encontro dos Portos Organizados sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP). O encontro aconteceu no Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão.

Além de especialistas da ANTAQ e do escritório da Agência em São Luís, participaram membros da Coordenação Nacional de Estudos e Desempenho Portuário, representantes da Sociedade de Portos e Hidrovias e representantes de 15 portos organizados brasileiros.

Os dois dias de atividades incluíram palestras e visitas às instalações portuárias do Itaqui e da Ponta da Madeira, além de reuniões técnicas com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de desempenho portuário.

O grupo foi recepcionado pela Diretoria da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, que apresentou resultados do Itaqui neste primeiro semestre de 2017. Para o presidente da EMAP, Ted Lago, sediar um encontro dessa natureza é uma oportunidade para mostrar as potencialidades do Itaqui e o modelo de gestão adotado pela empresa, que tem dado excelentes resultados, compartilhando com os demais portos.

O encontro é realizado pela ANTAQ e pela primeira vez aconteceu em São Luís. Segundo o especialista em Regulação da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Leopoldo Kirchner, o sistema de desempenho portuário é a base de todo o conhecimento estatístico de movimentação de carga no país, reunindo dados de todos os portos organizados e terminais de uso privado – TUPs. “O encontro permite aperfeiçoar constantemente o sistema, e a reunião das companhias docas e portos organizados é importante para ouvirmos as sugestões e opiniões de todos”, apontou.

Com informações da EMAP