ANTAQ reúne-se com representantes dos usuários dos portos

Objetivo da reunião foi informar sobre o andamento da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Portos, que a ANTAQ está desenvolvendo
O diretor-geral da Agência, Adalberto Tokarski(E), abriu a reunião ao lado do gerente de Desenvolvimento e Estudos. Fotos: ASC/ANTAQ.

Dando continuidade à construção da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Portos, que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ está desenvolvendo, técnicos da Autarquia reuniram-se ontem (21), em Brasília, com representantes de entidades de classe dos usuários de portos.

O objetivo foi informar ao setor sobre a pesquisa, apresentar a metodologia que será adotada na sondagem e solicitar a colaboração das entidades de classe para definição dos pesos que serão atribuídos na avaliação dos serviços portuários. O levantamento dos dados terá início no próximo mês.

A reunião foi aberta pelo diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, e foi conduzida pelo gerente de Desenvolvimento e Estudos da Autarquia, Eduardo Queiroz, responsável pela pesquisa.

“Além da função regulatória, que inclui ações de fiscalização e normatização, é um dever da ANTAQ buscar avaliar os serviços de transporte aquaviário e portuários. Nesse sentido, ninguém melhor do que os usuários para externar suas percepções sobre determinado serviço. No caso de portos, buscamos, em um primeiro momento, avaliar a percepção das empresas brasileiras de navegação e dos agentes marítimos. Como resultado, a ANTAQ poderá direcionar, com maior precisão suas ações visando a melhoria dos serviços prestados”, apontou Queiroz.

Segundo o gerente de Desenvolvimento e Estudos da ANTAQ, essa primeira pesquisa avaliará todos os portos organizados e os principais terminais de contêineres do país, e a expectativa é finalizar o período de entrevistas e análises até o final do ano.