ANTAQ e Banco de Desenvolvimento da América Latina assinam memorando de entendimento

Solenidade aconteceu nesta terça-feira (31), em Brasília

A ANTAQ e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) celebraram entre si memorando de entendimento, nesta terça-feira (31), na sede da Agência, em Brasília. A parceria tem por objeto unir esforços em atividades e projetos de cooperação, especialmente relacionados com a melhoria da regulação, da gestão pública e das políticas públicas relativas ao setor de portos e transportes aquaviários que busquem a competitividade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos países.

 Autoridades assinam documento: parceria

As atividades de cooperação entre as duas instituições poderão consistir em realização de missões; realização de estudos e pesquisas conjuntas; realização de seminários, eventos e reuniões de trabalho; intercâmbio de pesquisadores; capacitações; intercâmbio de informações, entre outras atividades.

O memorando de entendimento vigorará pelo prazo de cinco anos, entrando em vigor na data de sua assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a formalização de termo aditivo. O diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, e o diretor representante no Brasil do banco, Víctor Frontaura, assinaram o documento. “Esse convênio é importante para buscar o fomento das hidrovias e da navegação de cabotagem e por conseguinte o desenvolvimento regional”, afirmou Tokarski.

Durante a reunião, o banco apresentou uma proposta de trabalho a ser feito em 2018 em parceria com a ANTAQ. As atividades estão relacionadas a um foro de discussões sobre os rios da Amazônia, a difusão do estudo da Hidrovia Paraguai-Paraná realizado pela ANTAQ, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, e banco de projetos hidroviários.