ANTAQ participa de congresso de autoridades portuárias das Américas

O encontro é realizado anualmente e reúne representantes de entidades portuárias das Américas, do Canadá à região da Patagônia, na Argentina
Allama representou a Agência no congresso deste ano da APPA. Fotos: ASC/ANTAQ.

O gerente de Regulação da Navegação Interior, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, José Allama, participou, no período de 06 a 09 deste mês, do congresso da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), que aconteceu em Puntal Del Este, no Uruguai. O encontro, que é realizado anualmente, este ano teve como tema a globalização e o protecionismo e seus impactos nos portos latino-americanos.

A  American Association of Ports Authorities (AAPA) reúne entidades portuárias das Américas, do Canadá à região da Patagônia, na Argentina. É integrada pela maioria dos portos públicos de grande calado, portos fluviais, operadores portuários e terminais privados. Allama representou o diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski, no evento.

O gerente da ANTAQ palestrou no painel Hidrovias e Portos Sul-Americanos: como otimizar a função logística do transporte fluvial?, que aconteceu no terceiro dia do encontro.

O técnico brasileiro apresentou uma visão geral das hidrovias no Brasil, principais números dos setores portuário e hidroviário, com ênfase nas regiões hidrográficas que apresentam potencial de integração sul-americana, a exemplo da Hidrovia Paraguai-Paraná, do complexo Solimões-Amazônia e da Hidrovia do Sul, na Lagoa dos patos e Mirim. Desse painel, participaram representantes do Uruguai e da Argentina.

Sobre o congresso, Allama destacou a boa percepção dos países americanos acerca do trabalho realizado pela ANTAQ e do potencial hidroviário brasileiro, tanto na navegação interior quanto na movimentação portuária e, em especial, na perspectiva de crescimento da economia brasileira.

O evento contou com uma programação acadêmica, social, visita técnica ao porto de Montevidéu e exposição com a participação de fornecedores e atores intervenientes dos setores portuários e hidroviários do mundo inteiro.