ANTAQ participa de encontro sobre governança das agências reguladoras em São Paulo

O encontro teve por objetivo debater propostas para o fortalecimento das agências
O chefe da sua Unidade Regional de São Paulo, Guilherme da Costa Silva(D), representou a ANTAQ no evento. Foto: ASC/ANTAQ.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ participou ontem (20), na capital paulista, do Workshop “Governança das Agências Reguladoras”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O evento teve por objetivo discutir formas de fortalecer as agências.

O encontro contou com a presença de representantes das agências reguladoras, da academia e demais partes interessadas. A ANTAQ foi representada pelo chefe da sua unidade regional em São Paulo, Guilherme da Costa Silva, que destacou a participação da sociedade civil em iniciativas voltadas para o fortalecimento das agências reguladoras. “O IBGC está de parabéns. Iniciativas como essa são bem-vindas e devem ser apoiadas”, afirmou.

Entre os principais pontos discutidos durante o encontro, destaque para as seguintes propostas: necessidade de se aumentar a independência administrativa e a autonomia financeira das agências; buscar formas de evitar as recorrentes vacâncias nos cargos diretivos das ARs; adoção de critérios mais rigorosos para a seleção dos ocupantes das diretorias, afim de tornar cada vez mais difícil a sua captura; e adotar mecanismos que promovam um maior nível de transparência das informações e atos administrativos.