ANTAQ lançará serviço de emissão de GRUs

Data da implantação será 1º de outubro

A partir de 1º de outubro, a ANTAQ disponibilizará ao setor regulado novo serviço de cobrança de débitos, que permitirá que as empresas emitam as guias de recolhimento da União (GRUs) para pagamentos de multas. Essa facilidade estará no site da Agência (www.antaq.gov.br) no menu “serviços”, no canto superior esquerdo do portal.

O foco é a otimização dos recursos humanos das áreas envolvidas, sobretudo da Gerência de Orçamento e Finanças (GOF), bem como uma maior confiabilidade da atualização dos cálculos. “O sistema irá permitir que o indivíduo que tenha um débito a pagar possa entrar no site da Agência e fazer o pagamento, sem ter o trabalho de encaminhar um ofício, facilitando o acesso”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação, Gustavo Silva.

Conforme o gerente de Orçamento e Finanças da ANTAQ, Daniel Scardua, a ANTAQ desenvolveu o sistema para desburocratizar a cobrança, extinguindo etapas processuais em relação ao pagamento de multas em desfavor das empresas reguladas. Scardua destacou, ainda, que a disponibilidade do serviço será dividida em fases. “A primeira é a disponibilidade das GRUs para o pagamento das multas. Já a próxima fase terá a opção de parcelamento das multas”, disse.

Até a implantação do serviço, a ANTAQ, por meio de suas mídias, divulgará textos informando mais sobre a iniciativa. Além disso, na próxima semana, a Agência enviará para as associações do setor regulado um ofício que irá detalhar o serviço de emissão de GRUs.

Nesta sexta-feira (14), as áreas da Agência responsáveis pelo novo serviço apresentaram o mesmo para o diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, que aprovou a iniciativa.