ANTAQ realizará 2º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia em Belém

Evento faz parte da segunda edição da campanha Rio Limpo, Amazônia Viva

A ANTAQ realizará, em 6 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), em Belém, o 2º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia. O evento, que faz parte da segunda edição da campanha Rio Limpo, Amazônia Viva, começará às 8h, com o credenciamento, e seguirá até às 18h30.

O 2º Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia terá três blocos de palestras. Representantes de diversos órgãos e entidades, como a Companhia Docas do Pará, Marinha do Brasil, Anvisa, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), farão apresentações.

No primeiro bloco, a ANTAQ apresentará o estudo “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica”. O trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Pará, teve como objetivo caracterizar a demanda de passageiros e misto no transporte fluvial da Região Amazônica, identificando as linhas e o fluxo de transporte, e a oferta do transporte, apontando a frota de embarcações e a avaliação dos terminais hidroviários.

A campanha Rio Limpo, Amazônia Viva seguirá até 8 de dezembro. No dia 7, haverá ações de educação ambiental que ocorrerão na Estação Hidroviária Luiz Rebelo Neto. Serão desenvolvidas atividades educacionais com divulgação de práticas ambientalmente adequadas para a preservação dos rios, reciclagem e reutilização de resíduos, com participação de recreadores e jogos.

No dia 8 de dezembro, acontecerá a “Caminhada Rio Limpo, Amazônia Viva”, a partir das 8h, com início no Ver-o-Rio. A caminhada terá o intuito de reunir a população de Belém a fim de passar mensagens sobre a importância da coleta seletiva, do reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. Haverá, ainda, coleta de resíduos eletrônicos e recebimento de alimentos para serem doados.