Começa amanhã em Belém a segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”

A primeira atividade desta quinta-feira (6) é o “II Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia”, com palestras a respeito da gestão correta de resíduos sólidos em embarcações, envolvendo descarte, coleta, separação e destinação adequada e as responsabilidades de cada ente ao longo da cadeia de transporte
A campanha integra o Projeto Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros e Cargas na Região Amazônica, da Agência. Fotos: CCS/ARI/ANTAQ.

A ANTAQ realiza a partir de amanhã (6), em Belém, no Pará, a segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”. A campanha, que prossegue até o dia 8 próximo, integra o Projeto Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros e Cargas na Região Amazônica.

No primeiro dia haverá o seminário “II Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia”, com palestras a respeito da gestão correta de resíduos sólidos em embarcações, envolvendo descarte, coleta, separação e destinação adequada e as responsabilidades de cada ente ao longo da cadeia. O evento acontecerá das 8h às 18h45, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará – Fiepa.

Nesse mesmo dia, a ANTAQ apresentará o estudo “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica”. O trabalho, em parceria com a Universidade Federal do Pará, buscou caracterizar a demanda de passageiros e misto (passageiros e cargas) no transporte fluvial da Região Amazônica, identificando as linhas, o fluxo e a oferta do transporte, apontando a frota de embarcações e a avaliação da prestação de serviços pelos terminais hidroviários.

No dia 7 de dezembro, será realizada a ação de educação ambiental no Terminal de Passageiros Luiz Rebelo Neto, também na capital paraense. Serão desenvolvidas atividades educacionais com divulgação de práticas ambientalmente adequadas para a preservação dos rios, reciclagem e reutilização de resíduos. As atividades acontecerão das 8h às 16h. Ainda nesse dia, haverá uma visita técnica à orla de Belém a partir das 16h30.

No dia 8 de dezembro, acontecerá a “Caminhada Rio Limpo, Amazônia Viva”, a partir das 8h, no Ver-o-Rio. A caminhada terá o intuito de reunir a população de Belém a fim de passar mensagens sobre a importância da coleta seletiva, do reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. Haverá, ainda, coleta de resíduos eletrônicos e recebimento de alimentos para serem doados.

Serviço

Evento: Campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”
Data: 6 a 8 de dezembro
Local: Belém (PA)
Contato: (61) 2029-6520 – E-mail: ccs@antaq.gov.br