ANTAQ realiza caminhada “Rio Limpo, Amazônia Viva” em Belém

Atividade encerrou campanha sobre coleta seletiva nas embarcações

A ANTAQ realizou, neste sábado (8), uma caminhada pelas ruas de Belém para marcar o último dia da segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”, que integra o Projeto Coleta Seletiva nas Embarcações de Passageiros e Cargas na Região Amazônica. O percurso começou no Ver-o-Rio, passou pelo Terminal Hidroviário de Passageiros Luiz Rebelo Neto, pela Estação das Docas, pelo Ver-o-Peso e prosseguiu até a Praça do Relógio. A caminhada foi animada pela Escola de Samba da Matinha.

Durante o trajeto, foram distribuídos à população mais de 2500 kits. Cada kit era composto por cartilhas com informações sobre os direitos e deveres dos passageiros de embarcações e sobre a coleta seletiva de resíduos, por uma blusa, por um copo sustentável e por uma sacochila. “O objetivo da caminhada foi sensibilizar a população para a importância de se preservar os rios limpos e de se descartar os resíduos de forma adequada”, afirmou o diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em Belém, a segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva” teve três dias de atividades. No primeiro deles, aconteceu o seminário “II Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia”, com palestras a respeito da gestão correta de resíduos sólidos em embarcações, envolvendo descarte, coleta, separação e destinação adequada e as responsabilidades de cada ente ao longo da cadeia. O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

No segundo dia, foram desenvolvidas atividades educacionais com divulgação de práticas ambientalmente adequadas para a preservação dos rios, reciclagem e reutilização de resíduos. As ações aconteceram no Terminal Hidroviário de Passageiros Luiz Rebelo Neto. E, neste sábado, a campanha se encerrou com a caminhada.

A campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”, em Belém, foi uma realização da ANTAQ, com a parceria da Companhia Docas do Pará e da prefeitura.