ANTAQ e ANTT realizam capacitação conjunta para pilotagem de drones

Com a capacitação realizada, os servidores das agências poderão utilizar essas aeronaves em fiscalizações de rotina

Curso para operar drones: tecnologia a serviço da fiscalização

Foi realizada em Brasília a 1ª Capacitação para Pilotagem de Drones por servidores das áreas de fiscalização das agências. O curso, oferecido pela empresa MultiDrones, ocorreu entre os dias 25 e 28 de março e 2 e 5 de abril na Pista de Aeromodelos do Guará. Participaram da capacitação servidores da Superintendência de Fiscalização da ANTAQ (sede e unidades regionais de São Paulo e Paranaguá), além de servidores da área de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Foram abordados no curso assuntos relacionados à legislação vigente aplicável ao uso de drones, manutenção básica do equipamento, procedimentos de segurança para pilotagem, além de orientações gerais para o uso seguro das aeronaves.

Com a capacitação realizada, os servidores das agências poderão utilizar essas aeronaves em fiscalizações de rotina nas suas respectivas áreas de atuação. A capacitação visa garantir o aumento da eficácia das fiscalizações realizadas pelas agências propiciando, inclusive, condições de trabalho mais seguras aos fiscais envolvidos nessas atividades, visto que algumas fiscalizações são realizadas em situações de elevado risco: “No âmbito da ANTAQ, a aeronave poderá ser utilizada, por exemplo, para materializar a operação irregular de um terminal sem expor o fiscal a um risco desnecessário”, afirma a superintendente de Fiscalização, Gabriela Costa.