ANTAQ participa de Seminário “Perspectivas e Desafios para a Infraestrutura Brasileira”

Evento aconteceu na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro

O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, participou, em 25 de novembro, no Rio de Janeiro, do Seminário “Perspectivas e Desafios para a Infraestrutura Brasileira”. Povia palestrou no Painel “O Ambiente Regulatório e os Investimentos em Infraestrutura”.

O objetivo do evento foi apresentar um panorama geral dos projetos de infraestrutura para o país, abrangendo temas como investimento no setor, regulação e conservação. Os participantes do seminário discutiram medidas para suprir as necessidades da infraestrutura nacional, propostas existentes, desafios na contratação de obras e a urgente necessidade em manter a rede logística do país.

O seminário foi organizado em três painéis: O Ambiente Regulatório e os Investimentos em Infraestrutura; A Retomada de Obras Paralisadas e os Ajustes Necessários nas Regras Licitatórias; e Conservação e Manutenção da Infraestrutura Existente.

O diretor-geral fez uma contextualização do setor aquaviário, com destaque para o programa de arrendamentos portuários. Participaram também do Painel “O Ambiente Regulatório e os Investimentos em Infraestrutura” o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Davi Barreto, e a secretária de Apoio ao Licenciamento Ambiental e Desapropriação do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, Rose Hofmann. Os debatedores discutiram, entre outros assuntos, o controle externo em face da autonomia das agências reguladoras.

A iniciativa para que o evento acontecesse foi do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, que mediou o primeiro painel, contribuindo para que o debate ocorresse de maneira franca e aberta acerca deste tema tão fundamental para o desenvolvimento do país.