Editais e Portarias

Informações sobre a Posse


Tire suas Dúvidas

  • Para onde serão as vagas?

Distribuição de Vagas

  • Qual a empresa que vai fazer o concurso?

A empresa que fará o concurso é o CESPE/UnB.

  • Quais as matérias que vão cair na prova?

O concurso consistirá de exames de conhecimentos gerais e específicos, mediante a aplicação de provas objetivas e discursivas, todas de caráter eliminatório e classificatório, de avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório. Especificamente para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, consistirá ainda de curso de formação de caráter eliminatório e classificatório. Conteúdo Programático encontra-se no Edital.

  • Quando sai o edital?

O Edital foi publicado no Diário Oficial da União de 09/12/2008. No site da ANTAQ, na página Editais e Portarias, encontra-se o Edital na integra.

  • As provas vão ser realizadas em que cidades?

São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, Salvador/BA, Belém/PA, Manaus/NM, Porto Velho/RO, Brasília/DF, Vitória/ES, São Luís/MA, Fortaleza/CE, Paranaguá/PR, Porto Alegre/RS, Recife/RE e Corumbá/MT.

  • A prova de nível médio e superior serão no mesmo dia?

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior e de nível médio terão duração de 4 horas e 30 minutos. De acordo com o Edital nº 4, de 19 de fevereiro de 2009, que alterou a data de realização das provas e outros itens, as provas objetivas e discursiva para o cargo de nível superior serão aplicadas no dia 5 de abril de 2009, no turno da manhã. Já as provas objetivas e discursiva para o nível médio, no dia 5 de abril de 2009, no turno da tarde.

  • Para o cargo de Analista Administrativo, pode ser formado em qualquer área?

Sim, nos casos específicos dos cargos de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários e de Analista Administrativo.

  • Haverá reserva para portadores de necessidades especiais?

Sim, serão reservadas aos candidatos portadores de deficiência 5% (cinco por cento) das vagas objeto do concurso.

  • Quanto tempo dura o curso de formação?

O Curso de Formação terá carga horária de 160 (cento e sessenta) horas aula, compreendendo aulas teóricas e práticas, seminários e apresentação de trabalhos

  • Qual o prazo de validade do concurso?

O prazo de validade do concurso será de um ano, contados a partir da data em que for publicado o ato de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

  • Haverá cadastro de reserva?

Os candidatos aprovados e não classificados, dentro do número de vagas oferecidas, poderão ser nomeados durante o prazo de validade do concurso, caso haja desistência definitiva de candidato classificado, exceto para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários.

  • Quantas vagas estão reservadas para esse concurso?

Estão reservadas 140 vagas, assim distribuídas:

CARGO QUANTITATIVOS
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (NS) 84
Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (NI) 18
Analista Administrativo (NS) 18
Técnico Administrativo (NI) 20
TOTAL 140
  • Quando será a nomeação?

O resultado final do cargo de analista e de nível médio e a convocação para o curso de formação do cargo de especialista está previsto para junho de 2009.

  • Qual a remuneração?
Remuneração Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários
Vencimento Básico – VB 3.740,00 2.194,07
GDAR – 80 pontos 4.649,60 2.011,20
TOTAL 8.389,60 4.205,27
Remuneração Analista Administrativo Técnico Administrativo
Vencimento Básico – VB 3.740,00 2.194,07
GDATR – 80 pontos 4.649,60 1.996,00
TOTAL 8.389,60 4.190,07
  • Qual a característica básica dos cargos da ANTAQ?
Denominação Caracterização do Cargo
Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários Atribuições de nível superior voltadas às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infra-estrutura, assim como implantação de políticas e a realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários Atribuições de nível intermediário, voltadas ao suporte e apoio às atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes aquaviários e portuários, inclusive infra-estrutura, assim como implantação de políticas e a realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.
Analista Administrativo Atribuições de nível superior voltadas às atividades especializada de Administração e Logística.
Técnico Administrativo Atribuições de nível intermediário, voltadas ao suporte e apoio às atividades especializada de Administração e Logística.