Pesquisa no acervo da biblioteca da ANTAQ

Biblioteca digital da ANTAQ

A biblioteca da Agência Nacional de Transportes Aquaviários é oriunda do desmantelamento de coleções da Biblioteca do Ministério dos Transportes, da empresa Portos do Brasil S.A (PORTOBRAS) e principalmente da Empresa Brasileira de Planejamento Urbano (GEIPOT), órgão que prestava apoio técnico e administrativo aos órgãos do Poder Executivo que formulavam, orientavam, coordenavam e executavam a política nacional de transportes em seus diversos modais. Com a extinção do GEIPOT, o acervo de uma das bibliotecas especializadas de maior relevância na década de 80 foi dividido entre as então criadas bibliotecas das agências reguladoras ANTAQ e ANTT.

Para atender à demanda informacional da ANTAQ e da sociedade brasileira, a biblioteca dagência disponibiliza diversos serviços e o seu acervo é composto de mais de quatro mil publicações, entre livros, periódicos e materiais especiais (CDs, DVDs e CD-Roms). O foco do acervo é a classe 342.81 da Classificação Decimal de Dewey (CDD), que abrange transportes aquaviários, navegação, portos, meio ambiente e legislação correlata.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, com o intuito de promover o acesso à informação para os funcionários da ANTAQ e à sociedade em geral. Os usuários terão acesso aos seguintes serviços: empréstimos (facultado somente aos servidores da ANTAQ), pesquisa no acervo, pesquisa na web e em bases de dados, pesquisa jurídica (legislação e jurisprudência), doações de publicações institucionais e material em meio eletrônico e permutas. Para mais informações, acesse a norma de utilização da biblioteca.