Consulta ao Produto 5 – Relatório Final (versão 21/05/18)

Consulta ao Relatório Executivo (versão 01/02/18)

Errata do Relatório Executivo

Consulta ao Banco de Dados

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) traz a público os resultados finais da segunda edição do Estudo de Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica, realizado novamente em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Do primeiro levantamento, publicado em 2013, para o presente estudo, evidenciou-se, mais uma vez, a importância do transporte fluvial de passageiros e misto (carga e passageiros) para a Região Amazônica, a principal forma de deslocamento de pessoas e cargas na região.

A malha hidroviária de mais de 16 mil quilômetros de rios naturalmente navegáveis da região amazônica revela-se como um verdadeiro convite ao uso das águas para a integração dos grandes centros regionais, as comunidades ribeirinhas e os portos marítimos e fluviais na dinâmica econômica, social e cultural da Amazônia.

Os resultados desse estudo estão publicados nesse portal e servem para aprimoramento das políticas públicas, como também da atuação regulatória da Agência e dos demais órgãos públicos responsáveis pelo transporte aquaviário da região.