Segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva” acontecerá em Belém

A ANTAQ realizará, entre os dias 6 e 8 de dezembro, a segunda edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva” (formulário de inscrição abaixo). Dessa vez, a programação acontecerá em Belém.

No primeiro dia, haverá o seminário “II Encontro da Navegação Sustentável na Amazônia”, quando ocorrerão palestras com o objetivo de divulgar e trocar informações a respeito da gestão correta de resíduos sólidos em embarcações, envolvendo descarte, coleta, separação e destinação adequada e as responsabilidades de cada ente ao longo da cadeia. O evento acontecerá das 8h às 18h45.

Em 7 de dezembro, o dia será destinado à ação de educação ambiental no Terminal de Passageiros Luiz Rebelo Neto. Serão desenvolvidas atividades educacionais com divulgação de práticas ambientalmente adequadas para a preservação dos rios, reciclagem e reutilização de resíduos, com participação de recreadores e jogos. As atividades acontecerão das 8h às 16h. Ainda nesse dia, haverá uma visita técnica na orla de Belém a partir das 16h30.

No dia 8 de dezembro, acontecerá a “Caminhada Rio Limpo, Amazônia Viva”, a partir das 8h. A caminhada terá o intuito de reunir a população de Belém a fim de passar mensagens sobre a importância da coleta seletiva, do reaproveitamento e reciclagem dos resíduos. Haverá, ainda, coleta de resíduos eletrônicos e recebimento de alimentos para serem doados.

Para a técnica em regulação da ANTAQ, Clarissa Cruz, a navegação interior na Região Amazônica tem uma grande importância econômica e social para o norte do país, por isso mobiliza um intenso fluxo de passageiros e cargas. Isso gera uma grande quantidade de resíduos sólidos, que muitas vezes não possuem destinação adequada, implicando em consequências negativas para a comunidade e para o meio ambiente. A adequada gestão desses resíduos, por vezes comercializáveis/recicláveis, além de reduzir a poluição, poderá gerar renda e uma melhor qualidade nos serviços prestados.

“Este projeto vem com a intenção de incentivar mudanças de comportamento, por meio da adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, pelas empresas de navegação, seus passageiros e tripulantes e pelas instalações portuárias, refletindo positivamente na relação porto-cidade”, destaca Clarissa Cruz, que é lotada na Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ANTAQ e uma das organizadoras da campanha.

Na primeira edição da campanha “Rio Limpo, Amazônia Viva”, que aconteceu, em Santarém (PA), a caminhada reuniu 2500 pessoas, que tiveram de levar um quilo de alimento não perecível para receber um kit, com camisa e copo sustentável. Além disso, houve coleta de produtos de tecnologia da informação, de telecomunicações e eletrodomésticos, que totalizaram três toneladas.