Funcionalidades e recursos do novo portal

Estudo para a criação do novo portal – Framework de IHC para o desenvolvimento de sistemas orientados à redução de assimetrias de informação na regulação econômica – reduzido

A partir desta quarta-feira (14/03), o novo portal da ANTAQ estará disponível para toda a sociedade brasileira. Com uma interface mais intuitiva, um leiaute que reflete a identidade visual da agência e novas funcionalidades e recursos, o portal terá como principal objetivo facilitar o acesso às informações produzidas pela ANTAQ.

O projeto priorizou questões estéticas e a comunicação com o cidadão brasileiro. No novo portal, as redes sociais exercerão um papel primordial no compartilhamento das informações  produzidas pelas diversas unidades organizacionais da ANTAQ, o que proporcionará a discussão de temas relevantes para o transporte aquaviário de forma mais abrangente.

A curadoria digital, tema recorrente nas melhores equipes de criação e desenvolvimento de portais, também foi levada em conta no projeto, pois a partir do Observatório dos Transportes Aquaviários, o cidadão poderá acessar diversos conteúdos , com destaque  para os  vídeos das reuniões de diretoria da ANTAQ, que passarão a ser disponibilizadas logo após a finalização das transmissões.

O novo portal da ANTAQ foi concebido a partir de um estudo detalhado de Interação Humano-Computador, o qual incluiu a revisão de requisitos de usabilidade e acessibilidade do antigo portal. O estudo foi a base para a concepção da arquitetura de informação do novo portal  que, orientada pelas necessidades de informação do cidadão, proporcionará uma experiência mais otimizada em termos de navegação.

Desenvolvido em Wordpress, o portal será atualizado constantemente para se manter em sincronia com o que há de mais moderno em termos de tecnologia da informação, o que trará inúmeros benefícios à regulação dos transportes aquaviários.