Devido a uma demanda da Diretoria da Agência, sempre atenta aos números de regulados, sabedora da importância da publicidade das informações geradas pela ANTAQ, tendo a transparência sempre um dos princípios mais caros de atuação da Agência, solicitou um esforço da Superintendência de Outorgas para que se organizasse de forma clara e de fácil visualização o número de outorgados pela Agência, com vistas sempre a acompanhar o mercado e assim poder estar sempre atualizando/modernizando os seus regimentos/normativos.

Portanto, a partir dessa demanda da Diretoria, em uma ação coordenada no âmbito da Superintendência de Outorgas, deu-se início à instituição de um painel visual que expõe de forma clara e organizada todos os instrumentos de outorga de exploração de áreas situadas em portos organizados, fora dos portos organizados assim como as autorizações de EBN´s – Empresas Brasileiras de Navegação.

A apresentação de dados em formato de gráficos e painéis é uma forma de transformar os dados obtidos pela ANTAQ em informações, gerando um conhecimento acessível ao público, seja ele especializado ou não. Como Agência Reguladora, isso nos torna mais próximos à sociedade, o que contribui para buscarmos aumentar o nível de assertividade nas proposições de políticas públicas setoriais.

Em um futuro próximo, a ideia é integrar todas as informações de outorgas, arrendamentos, instalações privadas e painéis de dados de navegação e afretamento com vistas a aprimorar a realização de macro análises do transporte aquaviário.

Como se nota, a ANTAQ, consciente de sua responsabilidade enquanto órgão com maior aptidão para obtenção de dados do setor aquaviário, tem buscado desenvolver ferramentas que viabilizem, além da consolidação de dados brutos, a divulgação de informação e a consequente construção de conhecimento.

As informações poderão ser obtidas diretamente nos seguintes endereços: