Finalistas do Prêmio ANTAQ 2017

Programação da Premiação

Cronograma do Prêmio ANTAQ 2017

Regulamento do Prêmio ANTAQ 2017

Chamada de artigos

Portaria nº 216/DG, de 24/08/2017 – Comissões Julgadoras

Tire suas dúvidas sobre o prêmio via e-mail (premioantaq@antaq.gov.br).

O Prêmio ANTAQ 2017 de Sustentabilidade Aquaviária objetiva reconhecer iniciativas que contribuam para melhorar o serviço prestado pelas empresas de navegação e pelas instalações portuárias reguladas pela Agência, fomentar a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas relacionadas à operação e gestão no setor aquaviário.

O Prêmio ANTAQ 2017 contemplará quatro categorias:

– Desempenho Ambiental, nas modalidades Melhor IDA e Maior Evolução Anual;

– Iniciativas Inovadoras;

– Artigo Técnico e Científico; e

– Qualidade de Atendimento ao Usuário.

Para as categorias Iniciativas Inovadoras e Artigo Técnico e Científico, as inscrições são gratuitas e os trabalhos devem ser enviados em versão impressa e em mídia digital por remessa postal registrada até o dia 4 de agosto. Para análise e classificação dos trabalhos inscritos, serão constituídas duas Comissões Julgadoras presididas por servidores da ANTAQ, cada uma composta por seis membros externos à Agência, possuidores de notório saber na área de transportes aquaviários.

Para a categoria Iniciativas Inovadoras, os trabalhos serão avaliados e classificados conforme critérios de: efetividade; potencial de difusão; originalidade; e abrangência. Não há restrições de áreas de atuação em relação às iniciativas. Ou seja, uma inovação tecnológica em operação portuária ou melhorias na propulsão de uma embarcação, uma solução administrativa na gestão de um porto ou um equipamento desenvolvido para melhorar o manuseio de cargas, uma campanha junto à comunidade portuária ou substituição de processos com redução de impactos ambientais – tudo que mereça ser visto e valorizado pode – e deve! – participar do Prêmio ANTAQ.

ATENÇÃO

Não pode haver identificação do autor no texto, que não pode ultrapassar o limite de 40 páginas!

Na categoria Artigo Técnico e Científico, serão premiados trabalhos nas áreas de Direito, Economia, Regulação, Meio Ambiente, Gestão, Ciências Sociais, Geografia, Políticas Públicas e Infraestrutura e Logística que apresentem relevância técnico-científica e institucional em conformidade com as áreas de atuação de competência da ANTAQ. A avaliação dos trabalhos levará em conta os aspectos de: relevância do tema; originalidade; organização do texto e correção gramatical; clareza e densidade na apresentação das ideias; desenvolvimento do tema, coerência e coesão; e consistência nos procedimentos metodológicos.

As Comissões Julgadoras poderão estabelecer, com autonomia, outros critérios de avaliação e selecionarão os vencedores do Prêmio ANTAQ 2017 dentre os 5 (cinco) melhores trabalhos por elas analisados. Os melhores artigos serão publicados e amplamente divulgados.

Os vencedores das categorias Desempenho Ambiental e Qualidade de Atendimento ao Usuário serão selecionados diretamente pela Comissão Organizadora do Prêmio ANTAQ 2017, com base nos sistemas de acompanhamento e fiscalização da ANTAQ.

Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 9 de novembro de 2017 em local a ser definido.